quinta-feira, 17 de março de 2022

Comunidades lutam contra o despejo em Teresina (PI)




Comunidades em luta contra o despejo, em Teresina (PI), foram recebidas com truculência pela Tropa de Choque. 

Balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo foram utilizados na sede do Executivo Municipal, à mando do prefeito da cidade, Dr. Pessoa (MDB).  



Cerca de sete comunidades e ocupações da capital realizaram, no dia 15/03, uma manifestação pelo direito à dignidade. 

Em sua maioria, as mulheres estão à frente das famílias e das lutas. Mas, elas não foram poupadas da violência. Uma criança foi atingida e uma mulher, grávida de seis meses, precisou ser levada pelo SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.



Manifestantes buscavam um diálogo com a prefeitura municipal de Teresina, por conta do fim do Decreto Nacional, previsto para o dia 31 de março, que  impede o despejo de comunidades durante a pandemia. 

Para quem luta, moradia é um direito, com ou sem pandemia. 

Participaram do ato moradoras/res das comunidades Vila Campino, Boa Esperança, ocupação Núcleo Universitário, ocupação Lindalma Soares, ocupação Vila Boa Esperança e ocupação Manoel do Morro.



A manifestação é organizada conjuntamente com o MAB (Movimento de Atingidos por Barragens), PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular), OPA (Organização Popular) do Movimento das  Comunidades Populares (MCP) e Centro de Defesa Ferreira de Sousa.



Texto: Sarah Fontenelle 

Imagens: Luan Rusvell