Maria
Pereira sempre viveu para servir aos outros. É o que nós, no MCP, chamamos de Servir
ao Povo.
Desde
o início dos anos 70, ela atuava na Comunidade Católica Nossa Senhora de
Fátima, no bairro Caseb. Foi catequista e coordenadora em sua Comunidade.
A
partir da Escola Odorico Tavares, onde lecionava, organizava grupos de jovens
para atuar nas Comunidades. Muitos desses jovens, como o radialista Frei Cal, o
promotor cultural Nivaldo Cruz, a jornalista Marly Caldas, entre outros,
continuam servindo ao povo a partir dos locais em que trabalham.
Maria
Pereira, junto com seus companheiros, fundou a Associação de Moradores do
Bairro Caseb, atuante até hoje. Foi uma de suas diretoras e militou na entidade
por vários anos.
A
partir de 1980, Maria conheceu o MCP, que, na época, se chamava MER (Movimento
de Evangelização Rural). O MER atuava na Pastoral Rural da Diocese de Feira de
Santana. Ela começou a participar do nosso Movimento, que passou por várias
etapas: CTI (Corrente dos Trabalhadores Independentes); MCL (Movimento das
Comissões de Luta) e, a partir de 2011, MCP (Movimento das Comunidades
Populares).
Maria
Pereira, junto com Maria Helena e Concinha, trouxe o MCP para os bairros de
Feira de Santana, ainda na época do MER.
Atuando
na igreja e na associação do bairro, puxou a luta contra a Dívida Externa, hoje
mais conhecida por Dívida Pública, que tanto assola o nosso povo.
Na
etapa do MCL, ajudou a organizar as Comissões de Luta em vários bairros da
cidade. Desenvolveu lutas para reivindicar urbanização na periferia, emprego e
alimentos para as famílias necessitadas.
A
partir da criação da Comunidade Popular do Sítio Matias, Maria Pereira passou a
apoiar essa Comunidade até os últimos dias de sua vida. Ajudava no trabalho de
base, na organização das Colunas, principalmente a Religião Libertadora.
Contribuía com a Secretaria Nacional do Movimento e na cozinha nos Encontros
Nacionais do MCP. Assim, conheceu e conquistou a simpatia da maioria dos
militantes do Movimento, da base ao nacional.
Com
a fundação do Jornal Voz das Comunidades, Maria Pereira participou ativamente
na Comissão de Colaboradores do JVC, em Feira de Santana.
Com
a fundação do MCP em 2011, ela fez de sua casa, uma sede do Movimento no Caseb.
Realizavam almoços coletivos, estudos, passeios e comemoração de datas
especiais, como Consciência Negra e outras.
 |
| Homenagem a Maria Pereira - 16 de maio de 2021 |
Os
Servidores do Povo não morrem, continuam servindo ao povo com seu exemplo de
vida para sempre. Por isso, neste dia, estamos resgatando o exemplo de Maria
Pereira para homenageá-la e, ao mesmo tempo, nos inspirar para continuar na
luta e servir ao povo.
Que
seu exemplo nos ajude na realização do 1º Congresso do MCP, que acontecerá em
2022 e para o qual convidamos todos a participarem.
Em
Feira de Santana, pretendemos começar no dia 21 de abril e encerrar no dia 7 de
setembro. Duas datas simbólicas para quem luta pela independência do povo brasileiro.
VIVA MARIA PEREIRA, ETERNA
SERVIDORA DO POVO!
MCP - Feira de Santana - BA