Mostrando postagens com marcador PNLA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PNLA. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Grupo de Crianças aprendem sobre o MCP em Santa Rita

 


No dia 14 de agosto, o grupo de crianças de Santa Rita (PB) realizou sua primeira atividade. 

A programação teve início com a apresentação dos participantes. A bandeira do MCP foi exposta com explicações sobre suas cores e significados. As crianças, então, coloriram a bandeira no papel. 

Também houve músicas, brincadeiras e entrega de crachás. Foi servido suco e pipoca

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Feira Comunitária como espaço de Organização Popular

No dia 11 de julho de 2021, no bairro Sítio Matias, em Feira de Santana (BA), foi realizada a 14ª Feira Comunitária desta comunidade.

Aproveitou-se a oportunidade para comemorar os 10 anos da primeira Feira Comunitária, realizada pelo MCP, conforme orientação do Plano Nacional de Lutas e Atividades (PNLA), aprovado em 2011.

De manhã foi a Feira, à tarde o Debate. Pela manhã foram instaladas 9 barracas onde se encontrava produtos da roça (orgânico), lanches, bazar, produtos de limpeza, tempero seco e uma banca de livros e jornais.  O almoço foi vendido pelo grupo de sobrevivência coletiva da comunidade. Cada dono da barraca dava uma contribuição para a infraestrutura da comunidade. Todas as barracas tiveram renda, inclusive a dos livros.

No meio das barracas, as crianças, adolescentes e jovens apresentaram vários números artísticos, como: danças, declamações, capoeira, etc. Mais de 50 pessoas estiveram na Feira.

À tarde foi o debate sobre o tema: Feira Comunitária como espaço de Organização Popular.

O debate iniciou com a colocação das experiências de Feiras Comunitárias realizadas na Bahia nos últimos dez anos.

Apareceram 36 feiras em cinco municípios. Salvador, Simões Filho, Conceição do Coité, Serrinha e Feira de Santana. Nesse último, as feiras foram realizadas em três comunidades: Campo Limpo (ESPA), Aviário (ACOMAVE) e Sítio Matias.

As apresentações das experiências foram apresentadas de várias formas: palestras, cartazes e teatro.

No debate se valorizou bastante as Feiras Comunitárias como meio para organização popular. Elas não são apenas uma oportunidade para gerar renda vendendo e comprando produtos e serviços. As Feiras Comunitárias é uma festa cultural, uma celebração das comunidades. Precisamos aproveitar do Congresso do MCP para aprofundar a proposta das Feiras Comunitárias que está no PNLA.

Foi sugerido a criação de uma Comissão Permanente para a realização das Feiras Comunitárias. Encerramos o debate, com o calendário do Congresso em 2022.

Para ver mais fotos, Clique Aqui!

           

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Educadoras Comunitárias do Nordeste se encontram em Maceió

Uma esperada visita de professoras de um estado para o outro foi transformada em um Encontro de formação. 

Reuniram-se educadoras das Escolas Jardim da Comunidade (EJCs) de Maceió (AL), São Lourenço da Mata (PE), Santa Rita e Cajazeiras (PB).

O evento ocorreu em Maceió, entre 2 e 4 de julho de 2021. Houve troca de experiências e debates sobre os três projetos políticos e a comissão interestadual das EJCs. A partir da avaliação do PNLA (Plano Nacional de Lutas e Atividades), refletiu-se sobre a importância do envolvimento das professoras em outras atividades e grupos do MCP.    

À noite, foi organizado o “Arraiá das Professoras”. Houve desfile de lançamento de um novo modelo de uniforme para as professoras da EJC, homenagens à uma professora de Maceió que está de mudança, jogral sobre a vida do camponês, contação de histórias, quadrilha improvisada, dança da peneira, forró e comidas típicas doadas pelos participantes da Comunidade. Participaram da noite cultural 32 pessoas. No dia seguinte, houve um passeio à praia. 

Quatro pessoas assumiram tarefas na cozinha e uma cuidando de uma bebê. As despesas com passagens e alimentação foram assumidas pelas EJCs, grupos de apoio, contribuições pessoais e caixa interestadual do MCP.

Para ver mais fotos, CLIQUE AQUI!

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Grupo de Costura do Quilombo Paus Pretos volta a se reunir




Em junho de 2021, depois de oito meses, voltei ao Quilombo Paus Pretos, no município de Monteirópolis (AL). O objetivo principal da visita foi fortalecer o grupo coletivo de costura, avaliando a partir do PNLA - Plano Nacional de Lutas e Atividades - do MCP. Além de rever o pessoal e sentir a realidade durante a pandemia.

No quilombo, ninguém teve Covid. Todas as pessoas a partir de 18 anos foram vacinadas com a primeira dose. A situação econômica ficou cada vez pior. Muitos não receberam o auxílio emergencial.

Houve uma introdução do PNLA. Com a bandeira do MCP posta entre nós, refletimos sobre suas cores. Discutimos a parte da Economia Coletiva. 

O grupo coletivo de Paus Pretos é composto por oito pessoas que se juntam para costurar. 

Começaram juntando os recursos das participantes como máquinas, ferramentas, contribuições em dinheiro. O caixa do MCP ajudou com 50%. Conseguiram um espaço para trabalhar. Fazem consertos de roupas, panos de prato, enxovais de bebê, jogos de cozinha e banheiro, tapetes, porta panelas, etc...

Passaram um tempo investindo sem tirar renda. O grupo participou de um consórcio com o objetivo de comprar outra máquina. Do dinheiro em caixa, 400 reais resultaram do consórcio. 

Consideram como pontos positivos o aprendizado, a continuidade, o acompanhamento do MCP, a realização do consórcio e dos almoços coletivos, a compra da máquina, pessoas que melhoraram da depressão por meio da participação no grupo.

As dificuldades são reunir todas para trabalhar durante a pandemia, uma máquina quebrada e o desânimo de algumas pessoas.

Como planejamento, decidiram realizar treinamento de costura overloque, fixar os dias para produção, discutir formas para comprar outra máquina, manter o acompanhamento do MCP a cada dois meses, realizar um encontrinho de formação para a vida comunitária e profissional (costura).

Encerramos a reunião com o Hino do MCP.

Zeza – Militante do MCP (AL)

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Comunidade de Maceió celebra 19 anos de Almoço Coletivo



No dia 30 de maio de 2021, o almoço coletivo da Comunidade Clima Bom, em Maceió (AL), foi festivo. Foram comemorados os 19 anos desta atividade. Houve também uma homenagem às mães presentes. 

A refeição coletiva teve início com as boas vindas a dois visitantes que moram em Goiás, orações e bênção dos alimentos.

Após o almoço, os participantes foram divididos em quatro grupos. O objetivo era avaliar o almoço coletivo a partir do estudo da Religião Libertadora no PNLA (Plano Nacional de Lutas e Atividades) do MCP. 

Em seguida, cada mãe falou um pouco sobre a maternidade. Quatro adolescentes recitaram a poesia "MINHA MÃE", que representa os quatro setores do povo, e houve entrega de lembrancinhas.  Participaram 35 pessoas. 


terça-feira, 18 de maio de 2021

MCP é retomado em Acreúna a partir da Saúde e das Crianças


Em abril de 2021, os militantes do MCP, Íris e João Carlos Filho, retornaram ao município de Acreúna, em Goiás, após passarem onze anos em Feira de Santana (BA).

No dia 04 de abril, houve a primeira reunião, por coincidência era Páscoa. Discutiram sobre as reformas necessárias na casa da Comunidade e refletiram sobre a Páscoa a partir dos Boletins Ponte da Amizade.

Na segunda reunião, foi feita uma devolução da Assembleia a partir do Jornal Voz das Comunidades. Avaliaram o trabalho e as dificuldades durante os últimos dez anos a partir do PNLA (Plano Nacional de Lutas e Atividades) do MCP. A discussão faz parte dos encaminhamentos para o 1º Congresso do MCP, que será realizado em 2022.

Para a retomada, foi definido priorizar a coluna da Saúde e o trabalho com crianças e adolescentes. Iniciaram um pequeno grupo de exercícios físicos e aulas de reforço com uma criança.

Um grupo de adolescentes começou a ensaiar uma apresentação em homenagem às mães. Elas se apresentaram no dia 10 de maio, na reunião do consórcio. Aproveitou-se para homenagear os trabalhadores, por ocasião do 1º de Maio, e as mães pelo seu dia. Participaram 32 pessoas.

Houve também um almoço coletivo no Dia das Mães. A ideia surgiu de uma companheira que, desde a morte de sua mãe, não mais havia saído de casa nesta data. Além de cantos e poesia, houve reflexão a partir da matéria sobre o Dia das Mães publicada no blog do JVC.

No encerramento, fizeram um pequeno bingo. Com o dinheiro arrecadado, teve início um caixa para as atividades da comunidade. O próximo almoço coletivo ficou para o Dia dos Pais.


domingo, 16 de maio de 2021

Para o MCP de Lagoa Grande, a Democracia Participativa vai além das Eleições

Vídeo extraído do Instagram da Câmara Municipal de Retirolândia (BA)


No dia 10 de maio de 2021, uma comissão de moradores do Povoado de Lagoa Grande entregou sua Pauta de Reivindicações à Câmara Municipal de Retirolândia (BA). As reivindicações foram elaboradas em Assembleia Popular durante o processo eleitoral de 2020. 

Essa atividade faz parte dos encaminhamentos para o 1º Congresso do MCP, que será realizado em 2022. 

Os outros encaminhamentos são escrever a história do Movimento na Comunidade e avaliar o Plano Nacional de Lutas e Atividades (PNLA).

 

terça-feira, 27 de abril de 2021

Chico Mendes (RJ) organiza Palestra sobre Primeiros Socorros


No dia 14 de abril de 2021, o Grupo de Ginástica do MCP da Comunidade Chico Mendes (RJ) celebrou o Dia Mundial da Saúde (07/04).

Houve café da manhã coletivo, palestra sobre primeiros socorros com uma técnica de enfermagem e reflexão sobre o PNLA (Plano Nacional de Lutas e Atividades) do MCP.

"Para o corpo, ginástica e remédio caseiro. Para a alma, amor verdadeiro!"

domingo, 25 de abril de 2021

Nova Palmares celebra o Dia da Saúde com Multimistura

 

 

Fubá, farelo de milho, castanha, amendoim, semente de abóbora, folha de aipim e linhaça
se misturam para dar origem à multimistura. Ela foi criada pela Dra. Clara Brandão para aperfeiçoar o cardápio e aumentar o valor nutricional das refeições feitas nas creches de Santarém, no Pará.