terça-feira, 18 de maio de 2021

MCP é retomado em Acreúna a partir da Saúde e das Crianças


Em abril de 2021, os militantes do MCP, Íris e João Carlos Filho, retornaram ao município de Acreúna, em Goiás, após passarem onze anos em Feira de Santana (BA).

No dia 04 de abril, houve a primeira reunião, por coincidência era Páscoa. Discutiram sobre as reformas necessárias na casa da Comunidade e refletiram sobre a Páscoa a partir dos Boletins Ponte da Amizade.

Na segunda reunião, foi feita uma devolução da Assembleia a partir do Jornal Voz das Comunidades. Avaliaram o trabalho e as dificuldades durante os últimos dez anos a partir do PNLA (Plano Nacional de Lutas e Atividades) do MCP. A discussão faz parte dos encaminhamentos para o 1º Congresso do MCP, que será realizado em 2022.

Para a retomada, foi definido priorizar a coluna da Saúde e o trabalho com crianças e adolescentes. Iniciaram um pequeno grupo de exercícios físicos e aulas de reforço com uma criança.

Um grupo de adolescentes começou a ensaiar uma apresentação em homenagem às mães. Elas se apresentaram no dia 10 de maio, na reunião do consórcio. Aproveitou-se para homenagear os trabalhadores, por ocasião do 1º de Maio, e as mães pelo seu dia. Participaram 32 pessoas.

Houve também um almoço coletivo no Dia das Mães. A ideia surgiu de uma companheira que, desde a morte de sua mãe, não mais havia saído de casa nesta data. Além de cantos e poesia, houve reflexão a partir da matéria sobre o Dia das Mães publicada no blog do JVC.

No encerramento, fizeram um pequeno bingo. Com o dinheiro arrecadado, teve início um caixa para as atividades da comunidade. O próximo almoço coletivo ficou para o Dia dos Pais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário