Mostrando postagens com marcador Goiás. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Goiás. Mostrar todas as postagens

domingo, 7 de novembro de 2021

MCP organiza um mês de atividades com as crianças em várias Comunidades

Comemoração ao Dia das Crianças em Piracicaba (SP)

O mês de outubro de 2021 foi dedicado às crianças nas áreas em que o MCP atua.

Atividades realizadas nas Creches e Escolas Jardim da Comunidade, clubinhos, grupos de crianças, em áreas rurais, igrejas, parques e ruas. Muitas brincadeiras, apresentações artísticas, pintura facial, cineminhas, passeios, banhos de piscina e mangueira, piqueniques, doces e lanches.

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Crianças do Reforço Escolar refletem sobre a falsa Independência do Brasil em Acreúna


A atividade foi realizada no dia 07 de setembro de 2021, em Acreúna (GO). 

No início, cantaram o hino da Independência, com duas crianças segurando a bandeira do Brasil. Em seguida, outras duas crianças seguraram a bandeira do MCP, enquanto se cantava o hino do Movimento.


Além da reflexão sobre a Independência do Brasil, as crianças conversaram também sobre o cuidado que devemos ter com o nosso país. Mais especificamente, com o meio ambiente, já que dia 5 de setembro comemora-se o dia da Amazônia.

Todos, principalmente as crianças, devem lutar por um país mais justo onde os direitos do povo sejam respeitados e a natureza seja protegida. É uma lição a se aprender com os povos indígenas.



Em defesa do meio ambiente, as crianças dançaram a música Coleta Seletiva. Em forma de coral, apresentaram o hino da CTI (Corrente Trabalhadores Independentes), etapa do Movimento durante os anos 1980. É uma versão da música que ficou muito conhecida pelo refrão “Eu te amo, meu Brasil”.

Para finalizar, houve gincana com provas e perguntas sobre o Brasil, recolhimento de materiais recicláveis, brincadeiras e lanche compartilhado. Participaram 16 adultos e 34 crianças.

MCP – Movimento das Comunidade Populares 

Acreúna - GO









segunda-feira, 16 de agosto de 2021

MCP Acreúna realiza 2º Almoço Coletivo no Dia dos Pais


Os membros do MCP – Movimento das Comunidades Populares de Acreúna (GO), organizaram seu segundo almoço coletivo no Dia dos Pais (08 de agosto de 2021). 

Cada companheiro doou um produto para a galinhada, prato típico de Goiás. Participaram 15 adultos, 6 adolescentes e uma criança. 

Durante a programação, as adolescentes apresentaram um poema em homenagem aos pais. 

Houve um bingo de um creme hidratante doado por uma companheira. Foram vendidas 21 cartelas no valor de 2 reais, arrecadando 42 reais. Este dinheiro ficou para o caixa das atividades. A ganhadora se dispôs a doar um prêmio para o bingo do próximo almoço, que está marcado para o dia 10 de outubro.

No final da atividade, foi comemorado o aniversário de uma adolescente.

Para ver mais fotos, CLIQUE AQUI!

sábado, 3 de julho de 2021

Reforço Escolar de Acreúna Comemora o São João

No dia 26 de junho de 2021, foi realizado o São João do Reforço Escolar, na comunidade de Acreúna (GO).

A atividade foi realizada dentro dos protocolos exigidos pelo município para evitar aglomeração. A entrada era permitida somente com máscara. Havia álcool 70% disponível para os 80 participantes. 11 pessoas assumiram tarefas.

Os objetivos da eram homenagear o homem do campo, fazendo ligação com os catadores de materiais recicláveis, e arrecadar finanças para comprar uma impressora para o Reforço Escolar.

As crianças apresentaram danças e o hino do MCP em forma de poema. Os responsáveis contribuíram comprando rifa, roupas no bazar e doando prendas para a pescaria e lanches para cantina.

“Se o campo não planta, a cidade não janta.”

MCP – Acreúna/GO                                                                                                    Para ver mais fotos, CLIQUE AQUI!

terça-feira, 18 de maio de 2021

MCP é retomado em Acreúna a partir da Saúde e das Crianças


Em abril de 2021, os militantes do MCP, Íris e João Carlos Filho, retornaram ao município de Acreúna, em Goiás, após passarem onze anos em Feira de Santana (BA).

No dia 04 de abril, houve a primeira reunião, por coincidência era Páscoa. Discutiram sobre as reformas necessárias na casa da Comunidade e refletiram sobre a Páscoa a partir dos Boletins Ponte da Amizade.

Na segunda reunião, foi feita uma devolução da Assembleia a partir do Jornal Voz das Comunidades. Avaliaram o trabalho e as dificuldades durante os últimos dez anos a partir do PNLA (Plano Nacional de Lutas e Atividades) do MCP. A discussão faz parte dos encaminhamentos para o 1º Congresso do MCP, que será realizado em 2022.

Para a retomada, foi definido priorizar a coluna da Saúde e o trabalho com crianças e adolescentes. Iniciaram um pequeno grupo de exercícios físicos e aulas de reforço com uma criança.

Um grupo de adolescentes começou a ensaiar uma apresentação em homenagem às mães. Elas se apresentaram no dia 10 de maio, na reunião do consórcio. Aproveitou-se para homenagear os trabalhadores, por ocasião do 1º de Maio, e as mães pelo seu dia. Participaram 32 pessoas.

Houve também um almoço coletivo no Dia das Mães. A ideia surgiu de uma companheira que, desde a morte de sua mãe, não mais havia saído de casa nesta data. Além de cantos e poesia, houve reflexão a partir da matéria sobre o Dia das Mães publicada no blog do JVC.

No encerramento, fizeram um pequeno bingo. Com o dinheiro arrecadado, teve início um caixa para as atividades da comunidade. O próximo almoço coletivo ficou para o Dia dos Pais.