No dia 10 de maio de 2021, faleceu Dionísio Fonseca, grande militante dos trabalhadores rurais de Feira de Santana (BA).
Ele nasceu nas Comunidades Eclesiais de Base, integrou o Movimento de Organização Comunitária (MOC) e foi líder sindical em Feira e região. Foi também dirigente de
Cooperativa. Morava na Fazenda Candeal II, no Distrito da Matinha, em Feira de Santana.Em maio de 1976, as 120 famílias de posseiros da Fazenda Candeal II foram atacadas por policiais militares e pistoleiros, a mando dos grileiros de terra. Foi assassinado o trabalhador rural Joaquim de Oliveira, mas o povo venceu.
Hoje, Candeal II é reconhecida como área quilombola. A escola municipal da comunidade leva o nome do trabalhador assassinado 45 anos atrás.
Nessa comunidade, morava nosso amigo Dionísio. Seu velório demonstrou como era querido na comunidade. Cerca de mil pessoas compareceram, apesar da pandemia. Lá estavam trabalhadores e trabalhadoras rurais, lideranças populares, políticos e religiosos, como o Bispo Dom Zanoni.
Nós, do MCP, que estamos voltando para a Matinha, estivemos presentes para prestar nossa homenagem ao companheiro e rever antigos companheiros de luta.
José Arsênio e Daniel.

Nenhum comentário:
Postar um comentário