segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Sindipetro e MCP realizam venda subsidiada de gás no Rio de Janeiro


No dia 06 de novembro de 2021, o Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro – Sindipetro/RJ – e o MCP realizaram uma ação solidária na Comunidade Chico Mendes/Morro do Chapadão, zona norte do Rio.

50 famílias foram beneficiadas com a compra de gás no valor de 40 reais. O restante foi subsidiado pelo Sindicato. Na ocasião, foi feita uma breve explicação sobre as causas do aumento do gás e a privatização da Petrobras.


Por que o gás está tão caro?

Os preços do botijão de gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo - GLP), do diesel e da gasolina têm aumentado muito, prejudicando a vida do povo brasileiro.

Um dos principais motivos é uma política que a hierarquia privatista impõe chamada Preço de Paridade de Importação (PPI). Ela foi esboçada ainda com Graça Foster na presidência da Petrobras e implementada, de forma mais direta, em 2016, após a derrubada de Dilma Roussef, com Pedro Parente na presidência da empresa.

Ivan Monteiro, Roberto Castello Branco e Silva e Luna, como presidentes da Petrobras, e Bolsonaro, como presidente do país, mantiveram o PPI.

A empresa e a mídia o apresentam como uma decisão técnica e não política. Não existe técnica neutra. Ela contém sempre aspectos sociais, culturais e políticos.

O Sindipetro/RJ tem buscado conversar com as pessoas nos mais de 60 locais onde realizaram ações solidárias, seja com cestas básicas, botijões de gás ou outra forma de ajuda. O objetivo é mostrar a relação entre a privatização da Petrobras, que está em curso, a estagflação (estagnação econômica + inflação) e a piora na vida do povo.

O brasileiro dá o sangue e o suor pra conquistar o pão de cada dia em reais, mas paga pelos derivados de petróleo num preço vinculado ao dólar. Mesmo o Brasil dispondo de imensas reservas de petróleo e gás natural e sendo um grande produtor.

Com o aumento do preço do diesel, os alimentos encarecem. O Brasil é um país continental e, por submissão às transnacionais da indústria automobilística, adotou as rodovias como principal modal de transporte. Enquanto isso, os importadores são favorecidos, assim como transnacionais estrangeiras do ramo.

Das 13 refinarias da Petrobras, oito estão à venda e duas já foram vendidas. Aqueles que estão privatizando já se preparam para estarem diretamente nas empresas compradoras quando saírem.

É necessário continuar com a luta nesse setor que é estratégico e de fundamental importância para o nosso país. Apenas um governo popular, com base no Poder Popular poderá mudar essa realidade.



2 comentários:

  1. Que bela ação. Parabéns a comunidade Chico Mendes pela iniciativa beneficiando a população.

    ResponderExcluir
  2. Somente com solidariedade poderemos avançar com esclarecimentos tão necessários, num país carente de informações fidedignas. A verdade liberta ! Parabéns ao SINDIPETRO/RJ e aos companheir@s qye encaram está luta.

    ResponderExcluir