No dia 06 de novembro de 2021, o Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro – Sindipetro/RJ – e o MCP realizaram uma ação solidária na Comunidade Chico Mendes/Morro do Chapadão, zona norte do Rio.
50 famílias foram beneficiadas com a compra de gás no valor de 40 reais. O restante foi subsidiado pelo Sindicato. Na ocasião, foi feita uma breve explicação sobre as causas do aumento do gás e a privatização da Petrobras.
Por que o gás está tão caro?
Os preços do botijão de gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo - GLP), do diesel e da gasolina têm aumentado muito, prejudicando a vida do povo brasileiro.
Um dos principais motivos é uma
política que a hierarquia privatista impõe chamada Preço de Paridade de
Importação (PPI). Ela foi esboçada ainda com Graça Foster na presidência da
Petrobras e implementada, de forma mais direta, em 2016, após a derrubada de
Dilma Roussef, com Pedro Parente na presidência da empresa.
A empresa e a mídia o apresentam
como uma decisão técnica e não política. Não existe técnica neutra. Ela contém
sempre aspectos sociais, culturais e políticos.
O Sindipetro/RJ tem buscado conversar com as pessoas nos mais de 60 locais onde realizaram ações solidárias, seja com cestas básicas, botijões de gás ou outra forma de ajuda. O objetivo é mostrar a relação entre a privatização da Petrobras, que está em curso, a estagflação (estagnação econômica + inflação) e a piora na vida do povo.
O brasileiro dá o sangue e o suor pra conquistar o pão de cada dia em reais, mas paga pelos derivados de petróleo num preço vinculado ao dólar. Mesmo o Brasil dispondo de imensas reservas de petróleo e gás natural e sendo um grande produtor.
Das 13 refinarias da Petrobras,
oito estão à venda e duas já foram vendidas. Aqueles que estão privatizando já
se preparam para estarem diretamente nas empresas compradoras quando saírem.
É necessário continuar com a luta nesse setor que é estratégico e de fundamental importância para o nosso país. Apenas um governo popular, com base no Poder Popular poderá mudar essa realidade.
Que bela ação. Parabéns a comunidade Chico Mendes pela iniciativa beneficiando a população.
ResponderExcluirSomente com solidariedade poderemos avançar com esclarecimentos tão necessários, num país carente de informações fidedignas. A verdade liberta ! Parabéns ao SINDIPETRO/RJ e aos companheir@s qye encaram está luta.
ResponderExcluir