sábado, 8 de maio de 2021

Catadores Maranhenses conquistam Auxílio Emergencial de 400 reais



A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (MA) realizou mais uma assembleia no dia 21 de abril de 2021. A atividade contou com a presença de 32 pessoas, sendo 29 associados, com direito a votar e ser votado.

Foi eleita a nova diretoria. Houve uma avaliação do trabalho realizado nos últimos três anos. A prestação de contas da ASCAMARI foi apresentada e, posteriormente, enviada aos sócios via whatsapp.

Houve também um planejamento para os próximos dois anos.

A preocupação é que todos os associados se sintam responsáveis pela ASCAMARI, valorizando e cuidando de projeto coletivo e não apenas se beneficiem de seus frutos. Zezinho, presidente da Associação e militante do MCP, faz a seguinte comparação: “É como uma vaca que pertence a uma sociedade, tem vários proprietários. Se ela pare um bezerro, ele tem que ser resguardado dos perigos. Muitas vezes, só nos preocupamos com o leite, que é o benefício imediato, e o bezerro fica desprotegido”.

Por meio de reivindicações junto ao poder público, a ASCAMARI tem conseguido benefícios para os catadores de materiais recicláveis.

O Governo do Estado do Maranhão lançou um Edital de Chamamento Público. O objetivo foi credenciar os catadores para receberem um auxílio emergencial no valor de 400 reais mensais durante oito meses (maio a dezembro de 2021).

Até o momento, foram contemplados/as 538 catadores e catadoras de 15 municípios maranhenses.

Na ASCAMARI, 51 trabalhadores receberam o cartão do auxílio financeiro. A entrega ocorreu no dia 30 de abril, na sede da Associação. Foram entregues também 56 cestas básicas e kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O evento contou com a presença de representantes do Governo do Estado, da Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária, da Secretaria do Meio Ambiente e do SINE (Sistema Nacional de Emprego).

3 comentários:

  1. Muito bom. Parabens a ASCAMARI por mais essa ação junto aos catadores de Imperatriz, sucesso pra a nova diretoria. E parabens a equipe do JVC por nos deixar informado do trabalhoda desemvolvido nas Comunidades, apesar da pandemia.

    ResponderExcluir
  2. Com muita luta, conversas e diálogo,os catadores estão conquistando seus direitos,e estão sendo reconhecidos e respeitados pela a sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Mais não vamos, para precisamos de muita mais, essa é uma das classes
    Que deveriam ser, mais bem valorizadas do planeta!!!

    ResponderExcluir