A Associação de Catadores de
Materiais Recicláveis de Imperatriz (MA) realizou mais uma assembleia no dia 21
de abril de 2021. A atividade contou com a presença de 32 pessoas, sendo 29 associados,
com direito a votar e ser votado.
Foi eleita a nova diretoria. Houve
uma avaliação do trabalho realizado nos últimos três anos. A prestação de
contas da ASCAMARI foi apresentada e, posteriormente, enviada aos sócios via
whatsapp.
Houve também um planejamento para os próximos dois anos.
A preocupação é que todos os
associados se sintam responsáveis pela ASCAMARI, valorizando e cuidando de
projeto coletivo e não apenas se beneficiem de seus frutos. Zezinho, presidente
da Associação e militante do MCP, faz a seguinte comparação: “É como uma vaca que
pertence a uma sociedade, tem vários proprietários. Se ela pare um bezerro, ele
tem que ser resguardado dos perigos. Muitas vezes, só nos preocupamos com o
leite, que é o benefício imediato, e o bezerro fica desprotegido”.
Por meio de reivindicações junto ao
poder público, a ASCAMARI tem conseguido benefícios para os catadores de
materiais recicláveis.
O Governo do Estado do Maranhão
lançou um Edital de Chamamento Público. O objetivo foi credenciar os catadores
para receberem um auxílio emergencial no valor de 400 reais mensais durante
oito meses (maio a dezembro de 2021).
Até o momento, foram
contemplados/as 538 catadores e catadoras de 15 municípios maranhenses.
Na ASCAMARI, 51 trabalhadores
receberam o cartão do auxílio financeiro. A entrega ocorreu no dia 30 de abril,
na sede da Associação. Foram entregues também 56 cestas básicas e kits de
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
O evento contou com a presença de representantes
do Governo do Estado, da Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária, da
Secretaria do Meio Ambiente e do SINE (Sistema Nacional de Emprego).
Muito bom. Parabens a ASCAMARI por mais essa ação junto aos catadores de Imperatriz, sucesso pra a nova diretoria. E parabens a equipe do JVC por nos deixar informado do trabalhoda desemvolvido nas Comunidades, apesar da pandemia.
ResponderExcluirCom muita luta, conversas e diálogo,os catadores estão conquistando seus direitos,e estão sendo reconhecidos e respeitados pela a sociedade.
ResponderExcluirMais não vamos, para precisamos de muita mais, essa é uma das classes
ResponderExcluirQue deveriam ser, mais bem valorizadas do planeta!!!