quinta-feira, 20 de maio de 2021

Homenagem a Maria Pereira - Um ano de saudades!

 

Maria Pereira sempre viveu para servir aos outros. É o que nós, no MCP, chamamos de Servir ao Povo.

Desde o início dos anos 70, ela atuava na Comunidade Católica Nossa Senhora de Fátima, no bairro Caseb. Foi catequista e coordenadora em sua Comunidade.

A partir da Escola Odorico Tavares, onde lecionava, organizava grupos de jovens para atuar nas Comunidades. Muitos desses jovens, como o radialista Frei Cal, o promotor cultural Nivaldo Cruz, a jornalista Marly Caldas, entre outros, continuam servindo ao povo a partir dos locais em que trabalham.

Maria Pereira, junto com seus companheiros, fundou a Associação de Moradores do Bairro Caseb, atuante até hoje. Foi uma de suas diretoras e militou na entidade por vários anos.

A partir de 1980, Maria conheceu o MCP, que, na época, se chamava MER (Movimento de Evangelização Rural). O MER atuava na Pastoral Rural da Diocese de Feira de Santana. Ela começou a participar do nosso Movimento, que passou por várias etapas: CTI (Corrente dos Trabalhadores Independentes); MCL (Movimento das Comissões de Luta) e, a partir de 2011, MCP (Movimento das Comunidades Populares).

Maria Pereira, junto com Maria Helena e Concinha, trouxe o MCP para os bairros de Feira de Santana, ainda na época do MER.

Atuando na igreja e na associação do bairro, puxou a luta contra a Dívida Externa, hoje mais conhecida por Dívida Pública, que tanto assola o nosso povo.

Na etapa do MCL, ajudou a organizar as Comissões de Luta em vários bairros da cidade. Desenvolveu lutas para reivindicar urbanização na periferia, emprego e alimentos para as famílias necessitadas.

A partir da criação da Comunidade Popular do Sítio Matias, Maria Pereira passou a apoiar essa Comunidade até os últimos dias de sua vida. Ajudava no trabalho de base, na organização das Colunas, principalmente a Religião Libertadora. Contribuía com a Secretaria Nacional do Movimento e na cozinha nos Encontros Nacionais do MCP. Assim, conheceu e conquistou a simpatia da maioria dos militantes do Movimento, da base ao nacional.

Com a fundação do Jornal Voz das Comunidades, Maria Pereira participou ativamente na Comissão de Colaboradores do JVC, em Feira de Santana.

Com a fundação do MCP em 2011, ela fez de sua casa, uma sede do Movimento no Caseb. Realizavam almoços coletivos, estudos, passeios e comemoração de datas especiais, como Consciência Negra e outras.

Homenagem a Maria Pereira - 16 de maio de 2021

Os Servidores do Povo não morrem, continuam servindo ao povo com seu exemplo de vida para sempre. Por isso, neste dia, estamos resgatando o exemplo de Maria Pereira para homenageá-la e, ao mesmo tempo, nos inspirar para continuar na luta e servir ao povo.

Que seu exemplo nos ajude na realização do 1º Congresso do MCP, que acontecerá em 2022 e para o qual convidamos todos a participarem.

Em Feira de Santana, pretendemos começar no dia 21 de abril e encerrar no dia 7 de setembro. Duas datas simbólicas para quem luta pela independência do povo brasileiro.

VIVA MARIA PEREIRA, ETERNA SERVIDORA DO POVO!

MCP - Feira de Santana - BA 


terça-feira, 18 de maio de 2021

MCP é retomado em Acreúna a partir da Saúde e das Crianças


Em abril de 2021, os militantes do MCP, Íris e João Carlos Filho, retornaram ao município de Acreúna, em Goiás, após passarem onze anos em Feira de Santana (BA).

No dia 04 de abril, houve a primeira reunião, por coincidência era Páscoa. Discutiram sobre as reformas necessárias na casa da Comunidade e refletiram sobre a Páscoa a partir dos Boletins Ponte da Amizade.

Na segunda reunião, foi feita uma devolução da Assembleia a partir do Jornal Voz das Comunidades. Avaliaram o trabalho e as dificuldades durante os últimos dez anos a partir do PNLA (Plano Nacional de Lutas e Atividades) do MCP. A discussão faz parte dos encaminhamentos para o 1º Congresso do MCP, que será realizado em 2022.

Para a retomada, foi definido priorizar a coluna da Saúde e o trabalho com crianças e adolescentes. Iniciaram um pequeno grupo de exercícios físicos e aulas de reforço com uma criança.

Um grupo de adolescentes começou a ensaiar uma apresentação em homenagem às mães. Elas se apresentaram no dia 10 de maio, na reunião do consórcio. Aproveitou-se para homenagear os trabalhadores, por ocasião do 1º de Maio, e as mães pelo seu dia. Participaram 32 pessoas.

Houve também um almoço coletivo no Dia das Mães. A ideia surgiu de uma companheira que, desde a morte de sua mãe, não mais havia saído de casa nesta data. Além de cantos e poesia, houve reflexão a partir da matéria sobre o Dia das Mães publicada no blog do JVC.

No encerramento, fizeram um pequeno bingo. Com o dinheiro arrecadado, teve início um caixa para as atividades da comunidade. O próximo almoço coletivo ficou para o Dia dos Pais.


domingo, 16 de maio de 2021

Para o MCP de Lagoa Grande, a Democracia Participativa vai além das Eleições

Vídeo extraído do Instagram da Câmara Municipal de Retirolândia (BA)


No dia 10 de maio de 2021, uma comissão de moradores do Povoado de Lagoa Grande entregou sua Pauta de Reivindicações à Câmara Municipal de Retirolândia (BA). As reivindicações foram elaboradas em Assembleia Popular durante o processo eleitoral de 2020. 

Essa atividade faz parte dos encaminhamentos para o 1º Congresso do MCP, que será realizado em 2022. 

Os outros encaminhamentos são escrever a história do Movimento na Comunidade e avaliar o Plano Nacional de Lutas e Atividades (PNLA).

 

Associação de Catadores envolve mais de 100 pessoas em Feira de Santana e Região

 



Desde 2010, a ARTEMARES (Associação Regional dos/as Trabalhadores/as em Materiais Recicláveis de Feira de Santana), na Bahia, vem desenvolvendo um trabalho de geração de renda e retirada de materiais recicláveis da cidade.

Com as parcerias que nesse período construíram, o trabalho ganhou uma dimensão mais ampla,

domingo, 9 de maio de 2021

Minha Mãe


(Poesia apresentada pelas crianças da Escola Jardim da Comunidade 

Comunidade Chico Mendes - RJ)


MINHA MÃE É INDÍGENA

FOI ELA QUEM ME PARIU

É A DONA DESSA TERRA

QUE HOJE CHAMAM BRASIL


MINHA MÃE É QUILOMBOLA

ELA É NEGRA, SIM SENHOR

SOFREU COM A ESCRAVIDÃO

MAS, AGORA, SE LIBERTOU


MINHA MÃE É CAMPONESA

A TERRA ELA CULTIVOU

PRODUZIU MEU ALIMENTO

SEM VENENO E COM AMOR

 

MINHA MÃE É OPERÁRIA

NA FÁBRICA, SE ORGANIZOU

COM GREVE E SINDICATO

O PATRÃO ELA ENFRENTOU

 

MINHA MÃE É CATADORA

CATA VIDRO, PAPEL E METAL

PARTICIPA DA ASSOCIAÇÃO

É AGENTE AMBIENTAL

 

MINHA MÃE É DOMÉSTICA

FAXINEIRA, COZINHEIRA

BABÁ DOS FILHOS DOS OUTROS

MUITAS VEZES, MÃE SOLTEIRA

 

PROFESSORA, VENDEDORA

MANICURE, CABELEREIRA

EU DIGO, COM MUITO ORGULHO,

MINHA MÃE É BRASILEIRA!

 

 

 

 

 


Dia das Mães em São Lourenço da Mata

 


Na Escola Jardim da Comunidade de São Lourenço da Mata (PE), o Dia das Mães foi diferente em razão da pandemia. 

Cada mãe contribuiu com 20 reais. As que estavam com mais dificuldade contribuíram com metade do valor. Os presentes foram confeccionados pela mãe de uma aluna autista. As mães também receberam um arranjo artesanal e uma marmita com lanche.

No espaço decorado, as mães entravam uma de cada vez para evitar aglomeração. A capa para tirar fotos foi feita por uma das colaboradoras da Rede de Amigos da EJC.

Houve também uma rifa de uma cesta de cosméticos. O prêmio foi assumido pelas professoras e o lucro de 108 reais ficou para a Escola.